Executivos e Líderes Online

Por Que a Influência Digital Está Invadindo o Mundo Corporativo?
DIÁRIO DE UMA BUSINESS INFLUENCER: Na semana passada, compartilhei o case de um mentorado que perdeu uma oportunidade para a vaga de CEO para um profissional mais jovem. A diferença? O outro candidato compartilhava seus cases nas redes sociais, o que fez a empresa confiar mais nele do que em um profissional sênior com trajetória sólida, mas pouco visível. Durante anos, hesitei em expor minha atividade profissional e criar conteúdo no LinkedIn e no Instagram. Mas, quando comecei a estudar sobre influência digital corporativa, percebi como minha ignorância e limitação intelectual nesse assunto poderiam impactar os resultados dos meus negócios nos próximos anos.
Foi por isso que comecei a compartilhar esses conteúdos com vocês aqui no LinkedIn e, criei uma vertical de treinamento aqui na empresa, focada em letramento digital para executivos e líderes.
Acredito que, assim como eu já fui desinformada sobre o poder da influência digital, muitos empresários e líderes também possam estar. Especialmente aqueles nascidos entre 1950 e 1980, como eu. E, por isso, podem ser pegos desprevenidos ao ver sua participação de mercado diminuir já em 2025.
Não somos nativos digitais. Crescemos em um época onde o que importava era trabalho árduo e resultados concretos. Todo esse papo de digital era besteira, não é? Sei bem como é, pessoal. Sou quase uma dinossaura da engenharia, rs! Sou da época em que se desenhava em prancheta, naquele papel vegetal enooorme… Já estão quase adivinhando minha idade, né? 😂
A pergunta é: você vai se adaptar ou correr o risco de ficar para trás? Se optar por continuar pensando como sempre pensou, não diga depois que ninguém avisou!
Hoje, posso até parecer estar falando algo fora da realidade para você, mas anote aí no seu bloco de notas a data de hoje e, em 48meses, me diga se eu não tinha razão. Trabalhei 12 anos analisando tendências de mercado para 5, 10, 15, 20 e até 30 anos, em empresas, indústrias e governos. Até hoje, graças a Deus, nunca errei ao indicar a eles a estratégia a seguir para inovação, expansão ou perenidade. 🙌
👋🤓 OiOiOi, Mundo Business!
O mundo corporativo está passando por uma revolução silenciosa: a influência digital deixou de ser um território exclusivo de pessoas famosas e criadores de conteúdo e passou a ser um diferencial competitivo para líderes e executivos em todas as redes sociais. Mas por que essa mudança está acontecendo? Já se perguntou?
No passado, a credibilidade de um executivo era construída dentro das paredes da empresa. Hoje, sua influência precisa ir além. O mercado valoriza profissionais que compartilham insights, lideram conversas estratégicas e constroem comunidades. O LinkedIn e outras plataformas deram voz aos especialistas, tornando o conhecimento acessível e ampliando o impacto da liderança.
A influência digital não se trata apenas de focar em vender, mas de transformar a sua experiência em influência como mencionei em uma postagem recente. Executivos e líderes que compartilham suas visões atraem parcerias estratégicas, oportunidades de negócios e até novos talentos. A comunicação autêntica gera confiança e diferencia aqueles que apenas ocupam cargos daqueles que realmente lideram o mercado.
O preconceito contra a exposição digital já tem custado a carreira de muitos profissionais. Enquanto alguns ainda enxergam a presença online como besteira, os que adotaram essa estratégia já colhem os frutos. O consumidor B2B e principalmente B2C (prestadores de serviços) mudou: ele busca conexões reais, líderes acessíveis e marcas que comunicam com transparência.
O futuro do mundo corporativo não é mais apenas offline. Ele agora pertence aos que sabem se comunicar online.
Um abração e até o próximo clique!